» Notícias

Notícias

As duas Candeias que Deus acendeu brilharão nos altares do mundo!

PAFRJA75x11

Hoje, dia 20 de abril de 2017, o Papa Francisco, reunido com os cardeais em consistório, anunciou que a canonização de Francisco e Jacinta Marto ocorrerá no dia 13 de maio de 2017, em Fátima, por ocasião da celebração do centenário das aparições e durante a peregrinação de Sua Santidade ao Santuário de Fátima.

É motivo de grande júbilo para a Postulação das Causas de Francisco e Jacinta Marto saber que estas crianças, que reponderam tão generosamente aos apelos do Anjo da Paz e da Senhora do Rosário, serão canonizadas, sendo para cada um de nós e para toda a Igreja universal modelos de vida cristiforme.

Recordamos, com apreço, o que o Papa S. João Paulo II, afirmou a 13 de maio de 2000, no dia da beatificação: “A Igreja quer colocar sobre o candelabro estas duas Candeias que Deus acendeu para aluminar a Humanidade nas suas horas sombrias e inquietas. Brilhem elas sobre o caminho desta multidão imensa de peregrinos”.  Assim a alegria que Jacinta e Francisco sentiram ao ver Nossa Senhora, transforma-se na nossa alegria, por brilharem nos céus e na terra, as duas primeiras crianças não-mártires proclamadas santas, em toda a história da Igreja.

 

Ir.ª Ângela de Fátima Coelho, asm

Postuladora

Comunicado acerca da publicação do decreto do milagre

Pastorinhos

No dia 23 de março de 2017, o Santo Padre recebeu em audiência Sua Eminência Reverendíssima, o Senhor Cardeal Ângelo Amato, S.D.B., Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. Durante a audiência, o Santo Padre autorizou a Congregação das Causas dos Santos a promulgar o Decreto de aprovação de um milagre atribuído à intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, crianças de Fátima.

A Postulação de Francisco e Jacinta Marto rejubila com a notícia, na certeza de que o exemplo dos dois pastorinhos que foram testemunhas da presença de Deus pelas mãos da Virgem Maria interpelará a Igreja a uma vida generosa e disponível a Deus pelo bem dos irmãos.

O consistório em que se agendará a festa da canonização está marcado para o dia 20 de abril de 2017.

Ir.ª Ângela de Fátima Coelho, asm

Postuladora

Boletim de Julho-Setembro disponível para Download

PastorinhosPort-1

Já se encontra disponível para download no site dos Pastorinhos a edição de Julho-Setembro do boletim da Postulação de Francisco e Jacinta Marto.

Esta publicação, de periodicidade trimestral, é editada desde 1963, e procura dar a conhecer e aprofundar a espiritualidade dos pastorinhos de Fátima, assim como os acontecimentos relacionados com a divulgação da mensagem de Fátima. Está disponível em 7 idiomas (português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e polaco) e é enviado para mais de 190 países em todo o mundo.

Boletim de Abril-Junho 2016 disponível para Download

BoletimAbril-Junho-1

Já se encontra disponível para download no site dos Pastorinhos a edição de Abril-Junho 2016 do boletim da Postulação de Francisco e Jacinta Marto.

Esta publicação, de periodicidade trimestral, é editada desde 1963, e procura dar a conhecer e aprofundar a espiritualidade dos pastorinhos de Fátima, assim como os acontecimentos relacionados com a divulgação da mensagem de Fátima. Está disponível em 7 idiomas (português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e polaco) e é enviado para mais de 190 países em todo o mundo.

Noites de Luz nos Valinhos e Aljustrel

154A7967

 

Percurso Imersivo Multimédia assinalou o centenário das aparições do Anjo

Nos dias 24, 25 e 26 de junho, os Valinhos e Aljustrel iluminaram-se com “A Luz do Anjo”, percurso imersivo multimédia com o qual o Santuário de Fátima pretendeu assinalar o centenário das aparições do Anjo aos três pastorinhos.

“As aparições do Anjo são um autêntico «pórtico» que franqueia a entrada no acontecimento Fátima e na sua mensagem, propondo explícita ou implicitamente as suas mais importantes dimensões”, referiu o Reitor do Santuário de Fátima na apresentação deste projeto.

O projeto da autoria do ateliê Ocubo dinamizou alguns dos lugares em que os pastorinhos foram agraciados com a experiência da manifestação de Deus nas suas vidas.

“ A beleza proporcionada pelo local onde decorreu o Percurso Imersivo Multimédia “A Luz do Anjo” apela à contemplação e à interiorização da apresentação que o atliê Ocubo criou e desenvolveu – procurando interpretar e transpor para linguagem multimédia a mensagem de Fátima – de modo a envolver os presentes e a cativar a atenção dos visitantes”, disse Nuno Maya, diretor criativo do ateliê Ocubo.

O Percurso Imersivo Multimédia, presenteou os presentes com projeções de vídeo mapping nas fachadas das casas dos Videntes, nos locais das três aparições do anjo e no monumento dos Valinhos ao mesmo tempo que surgiam, nalguns pontos do percurso, instalações de luz adaptadas ao ambiente circundante com a intenção de permitir uma experiência única do local.

Espetáculo multidisciplinar lembra as Aparições de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos

20160511_155125

Esteve em cena no Centro Pastoral de Paulo VI o espetáculo multidisciplinar “Fátima – O dia em que o sol bailou” durante os dias 11, 13 e 15 de maio.

Nos vários dias da apresentação o Centro Pastoral de Paulo VI pareceu pequeno face a todas as pessoas que quiseram presenciar o espetáculo.

O dia 11 contou com a antestreia do espetáculo em que foram privilegiadas as escolas de Fátima. Quatro escolas foram convidadas e marcaram a sua presença.

Nos dias 13 e 15 o espetáculo foi aberto o todo o público que não se fez rogado e aproveitou esta oportunidade única.

Após as várias apresentações aqui em Fátima, o espetáculo estará em cena em Portugal, no Teatro Municipal de Bragança, e no Brasil, passando por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Natal, entre outras.

“Fátima – O dia em que o Sol bailou” é um espetáculo multidisciplinar promovido pelo Santuário de Fátima no âmbito da programação do Centenário das Aparições, e desenvolvido pela Vortice Dance Company.

Trata-se de um projeto que, focando as aparições de Fátima e o seu reflexo na história contemporânea, procura esboçar um retrato do acontecimento que marcou o século XX.

Com a assinatura dos coreógrafos e diretores artísticos Cláudia Martins e Rafael Carriço, o espetáculo evoca a presença de Nossa Senhora «vestida toda de branco, mais brilhante que o sol» diante de três crianças de Aljustrel, Lúcia, Jacinta e Francisco, procurando estabelecer um paralelismo entre esse encontro e o tempo presente.

O luminoso quadro da Senhora a apontar o terço como instrumento para a paz no mundo, o dramático quadro do inferno como horizonte da autorreferência humana, o quadro belo e desafiante do Coração sem mancha, que se oferece por amor, ou o apoteótico quadro do sol a bailar ao ritmo da bênção de Deus encontram paralelo em situações presentes em que a fé, a esperança e a caridade inspiram uma atitude de coragem, de entrega generosa e perseverança, de oração como encontro com Deus e com os irmãos.

O espetáculo, com uma linguagem contemporânea, cruza várias disciplinas artísticas como a dança, o vídeo, o vídeo mapping, a figuração em holograma, a cenografia 3D, figurinos recicláveis e junta artistas de diferentes nacionalidades que, interpretando o sentido e o alcance da mensagem de Fátima, a procuram projetar à luz dos nossos dias.

“Com os pastorinhos, comecemos já, prossigamos sempre”

13maio

O dia 13 de maio deste ano foi vivido com grande emoção por uma imensa multidão que se juntou em Fátima para celebrar o 99º aniversário das Aparições de Nossa Senhora.

Além da efeméride dos 99 anos das Aparições, celebraram-se também neste dia os 16 anos da Beatificação dos Pastorinhos: Francisco e Jacinta Marto.

“Por desígnio divino, veio do Céu a esta terra, à procura dos pequeninos privilegiados do Pai, «uma Mulher revestida com o Sol» (Ap 12, 1). Fala-lhes com voz e coração de mãe: convida-os a oferecerem-se como vítimas de reparação, oferecendo-Se Ela para os conduzir, seguros, até Deus. Foi então que das suas mãos maternas saiu uma luz que os penetrou intimamente, sentindo-se imersos em Deus como quando uma pessoa ― explicam eles ― se contempla num espelho”, refere S. João Paulo II na homilia da Beatificação, a 13 de maio de 2000.

Nessa mesma altura, referiu o Santo Padre que “a Igreja quer, com este rito, colocar sobre o candelabro estas duas candeias que Deus acendeu para alumiar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas. Brilhem elas sobre o caminho desta multidão imensa de peregrinos e quantos mais nos acompanham pela rádio e televisão. Sejam uma luz amiga a iluminar Portugal inteiro e, de modo especial, esta diocese de Leiria-Fátima”.

Tanto no ano 2000 como agora, em 2016, os presidentes da celebração falaram da necessidade de conversão de que fala Nossa Senhora aos pastorinhos, pedindo-lhes para rezar pela conversão dos pecadores.

Maria ensinou os pastorinhos a rezar, “vai para um século, era apenas Ela, a ensinar três crianças a rezar assim. Hoje somos tantos e a aprender também. Mas é como crianças que entraremos num Reino que vai da terra ao céu. Com os Pastorinhos, comecemos já, prossigamos sempre”, diz D. António Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

 

Boletim de Janeiro-Março 2016 disponível para Download

Capa-Por

Já se encontra disponível para download no site dos Pastorinhos a edição de Janeiro-Março 2016 do boletim da Postulação de Francisco e Jacinta Marto.

Esta publicação, de periodicidade trimestral, é editada desde 1963, e procura dar a conhecer e aprofundar a espiritualidade dos pastorinhos de Fátima, assim como os acontecimentos relacionados com a divulgação da mensagem de Fátima. Está disponível em 7 idiomas (português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e polaco) e é enviado para mais de 190 países em todo o mundo.

Biografia oficial de Lúcia apresentada na Casa das Candeias

IrmãLucia

No dia 31 de março, a Casa das Candeias acolheu a apresentação do livro Lúcia, A Vida da Pastorinha de Fátima, escrito por Thereza Ameal e ilustrado por Pedro Rocha e Mello. A apresentação esteve a cargo da Irmã Ângela de Fátima Coelho, Postuladora da Causa de Canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto e Vice-Postuladora da Causa de Beatificação da Irmã Lúcia.

O livro dirige-se ao público infanto-juvenil e pretende ser um retrato o mais fiel possível da vida da vidente de Fátima, desde os seus tempos de criança até aos seus últimos dias. É uma biografia oficial que, com ilustrações alegres, pretende cativar as crianças e os jovens para a vida desta mulher singular na história da Igreja e de Portugal.

Segundo a autora, «a Lúcia era – e não era – uma menina como as outras. [...] Porque desde o dia em que, na companhia dos primos Jacinta e Francisco, viu Nossa Senhora sobre os ramos duma azinheira, em Fátima, e falou com ela, entregou-se nas mãos de Deus sem reservas».

Diante do auditório que esteve presente na Casa das Candeias, a Ir.ª Ângela recordou que Lúcia foi protagonista de uma história de vida que correu em paralelo com um tempo singular da história humana, ao qual não foi indiferente nem a sua vida, nem a mensagem de que foi testemunha. Esta implicação na história da humanidade fica bem patente no livro apresentado.

Thereza Ameal é licenciada em História e colabora em várias iniciativas de apoio à vida, peregrinações e retiros espirituais dirigidos a casais em crise e a pessoas sem fé. É também coordenadora e coautora de outras obras para crianças, tais como: Nossa Senhora na História de Portugal; As minhas primeiras orações; Orações para todas as ocasiões; Rezar, cantar e crescer.

Pedro Rocha e Mello é licenciado em Arte Multimédia e tem trabalhado como ilustrador e freelancer para clientes em diversas áreas.

«O triunfo do amor nos dramas da História»

Curso6p

Irmã Ângela Coelho orienta curso sobre a mensagem de Fátima

A Irmã Ângela Coelho, postuladora da causa de canonização de Francisco e Jacinta Marto, orientou a 9ª edição do curso sobre a Mensagem de Fátima, o fim-de-semana passado, 9 e 10 de janeiro, na casa de retiros de Nossa Senhora do Carmo em Fátima.

Participaram 66 pessoas de várias partes de Portugal. Tal como nas edições anteriores do curso, para além da teoria, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar momentos celebrativos e de oração pessoal e comunitária, colocando em prática a mensagem de Fátima.

O curso dividiu-se em treze temas que permitiram percorrer a história das aparições do anjo e de Nossa Senhora aos pastorinhos, enquadrando-as teologicamente. A Irmã Ângela Coelho incentivou os participantes a retirarem as implicações práticas da mensagem de Fátima para a vida de cada um, uma vez que se trata de “uma mensagem muito vasta e com muitos elementos religiosos que constituem um anúncio de esperança para os homens e mulheres do nosso tempo”.

A primeira edição do curso aconteceu em 2013 e ultrapassou as expetativas dos organizadores que logo pensaram numa nova edição do curso. Desde então o interesse não diminuiu, o que fez com que já se tenham realizado nove edições do mesmo.

SD

1 / 1012345...10...»»