» Notícias

Notícias

Boletim de Janeiro-Março disponível para Download

Portugues

Já se encontra disponível para download no site dos Pastorinhos a edição de Janeiro-Março do boletim da Postulação de Francisco e Jacinta Marto.

Esta publicação, de periodicidade trimestral, é editada desde 1963, e procura dar a conhecer e aprofundar a espiritualidade dos pastorinhos de Fátima, assim como os acontecimentos relacionados com a divulgação da mensagem de Fátima. Está disponível em 7 idiomas (português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e polaco) e é enviado para mais de 190 países em todo o mundo.

As duas Candeias que Deus acendeu brilharão nos altares do mundo!

PAFRJA75x11

Hoje, dia 20 de abril de 2017, o Papa Francisco, reunido com os cardeais em consistório, anunciou que a canonização de Francisco e Jacinta Marto ocorrerá no dia 13 de maio de 2017, em Fátima, por ocasião da celebração do centenário das aparições e durante a peregrinação de Sua Santidade ao Santuário de Fátima.

É motivo de grande júbilo para a Postulação das Causas de Francisco e Jacinta Marto saber que estas crianças, que reponderam tão generosamente aos apelos do Anjo da Paz e da Senhora do Rosário, serão canonizadas, sendo para cada um de nós e para toda a Igreja universal modelos de vida cristiforme.

Recordamos, com apreço, o que o Papa S. João Paulo II, afirmou a 13 de maio de 2000, no dia da beatificação: “A Igreja quer colocar sobre o candelabro estas duas Candeias que Deus acendeu para aluminar a Humanidade nas suas horas sombrias e inquietas. Brilhem elas sobre o caminho desta multidão imensa de peregrinos”.  Assim a alegria que Jacinta e Francisco sentiram ao ver Nossa Senhora, transforma-se na nossa alegria, por brilharem nos céus e na terra, as duas primeiras crianças não-mártires proclamadas santas, em toda a história da Igreja.

 

Ir.ª Ângela de Fátima Coelho, asm

Postuladora

Comunicado acerca da publicação do decreto do milagre

Pastorinhos

No dia 23 de março de 2017, o Santo Padre recebeu em audiência Sua Eminência Reverendíssima, o Senhor Cardeal Ângelo Amato, S.D.B., Prefeito da Congregação das Causas dos Santos. Durante a audiência, o Santo Padre autorizou a Congregação das Causas dos Santos a promulgar o Decreto de aprovação de um milagre atribuído à intercessão dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, crianças de Fátima.

A Postulação de Francisco e Jacinta Marto rejubila com a notícia, na certeza de que o exemplo dos dois pastorinhos que foram testemunhas da presença de Deus pelas mãos da Virgem Maria interpelará a Igreja a uma vida generosa e disponível a Deus pelo bem dos irmãos.

O consistório em que se agendará a festa da canonização está marcado para o dia 20 de abril de 2017.

Ir.ª Ângela de Fátima Coelho, asm

Postuladora

Boletim de Julho-Setembro disponível para Download

PastorinhosPort-1

Já se encontra disponível para download no site dos Pastorinhos a edição de Julho-Setembro do boletim da Postulação de Francisco e Jacinta Marto.

Esta publicação, de periodicidade trimestral, é editada desde 1963, e procura dar a conhecer e aprofundar a espiritualidade dos pastorinhos de Fátima, assim como os acontecimentos relacionados com a divulgação da mensagem de Fátima. Está disponível em 7 idiomas (português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e polaco) e é enviado para mais de 190 países em todo o mundo.

Boletim de Abril-Junho 2016 disponível para Download

BoletimAbril-Junho-1

Já se encontra disponível para download no site dos Pastorinhos a edição de Abril-Junho 2016 do boletim da Postulação de Francisco e Jacinta Marto.

Esta publicação, de periodicidade trimestral, é editada desde 1963, e procura dar a conhecer e aprofundar a espiritualidade dos pastorinhos de Fátima, assim como os acontecimentos relacionados com a divulgação da mensagem de Fátima. Está disponível em 7 idiomas (português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e polaco) e é enviado para mais de 190 países em todo o mundo.

Noites de Luz nos Valinhos e Aljustrel

154A7967

 

Percurso Imersivo Multimédia assinalou o centenário das aparições do Anjo

Nos dias 24, 25 e 26 de junho, os Valinhos e Aljustrel iluminaram-se com “A Luz do Anjo”, percurso imersivo multimédia com o qual o Santuário de Fátima pretendeu assinalar o centenário das aparições do Anjo aos três pastorinhos.

“As aparições do Anjo são um autêntico «pórtico» que franqueia a entrada no acontecimento Fátima e na sua mensagem, propondo explícita ou implicitamente as suas mais importantes dimensões”, referiu o Reitor do Santuário de Fátima na apresentação deste projeto.

O projeto da autoria do ateliê Ocubo dinamizou alguns dos lugares em que os pastorinhos foram agraciados com a experiência da manifestação de Deus nas suas vidas.

“ A beleza proporcionada pelo local onde decorreu o Percurso Imersivo Multimédia “A Luz do Anjo” apela à contemplação e à interiorização da apresentação que o atliê Ocubo criou e desenvolveu – procurando interpretar e transpor para linguagem multimédia a mensagem de Fátima – de modo a envolver os presentes e a cativar a atenção dos visitantes”, disse Nuno Maya, diretor criativo do ateliê Ocubo.

O Percurso Imersivo Multimédia, presenteou os presentes com projeções de vídeo mapping nas fachadas das casas dos Videntes, nos locais das três aparições do anjo e no monumento dos Valinhos ao mesmo tempo que surgiam, nalguns pontos do percurso, instalações de luz adaptadas ao ambiente circundante com a intenção de permitir uma experiência única do local.

Espetáculo multidisciplinar lembra as Aparições de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos

20160511_155125

Esteve em cena no Centro Pastoral de Paulo VI o espetáculo multidisciplinar “Fátima – O dia em que o sol bailou” durante os dias 11, 13 e 15 de maio.

Nos vários dias da apresentação o Centro Pastoral de Paulo VI pareceu pequeno face a todas as pessoas que quiseram presenciar o espetáculo.

O dia 11 contou com a antestreia do espetáculo em que foram privilegiadas as escolas de Fátima. Quatro escolas foram convidadas e marcaram a sua presença.

Nos dias 13 e 15 o espetáculo foi aberto o todo o público que não se fez rogado e aproveitou esta oportunidade única.

Após as várias apresentações aqui em Fátima, o espetáculo estará em cena em Portugal, no Teatro Municipal de Bragança, e no Brasil, passando por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Natal, entre outras.

“Fátima – O dia em que o Sol bailou” é um espetáculo multidisciplinar promovido pelo Santuário de Fátima no âmbito da programação do Centenário das Aparições, e desenvolvido pela Vortice Dance Company.

Trata-se de um projeto que, focando as aparições de Fátima e o seu reflexo na história contemporânea, procura esboçar um retrato do acontecimento que marcou o século XX.

Com a assinatura dos coreógrafos e diretores artísticos Cláudia Martins e Rafael Carriço, o espetáculo evoca a presença de Nossa Senhora «vestida toda de branco, mais brilhante que o sol» diante de três crianças de Aljustrel, Lúcia, Jacinta e Francisco, procurando estabelecer um paralelismo entre esse encontro e o tempo presente.

O luminoso quadro da Senhora a apontar o terço como instrumento para a paz no mundo, o dramático quadro do inferno como horizonte da autorreferência humana, o quadro belo e desafiante do Coração sem mancha, que se oferece por amor, ou o apoteótico quadro do sol a bailar ao ritmo da bênção de Deus encontram paralelo em situações presentes em que a fé, a esperança e a caridade inspiram uma atitude de coragem, de entrega generosa e perseverança, de oração como encontro com Deus e com os irmãos.

O espetáculo, com uma linguagem contemporânea, cruza várias disciplinas artísticas como a dança, o vídeo, o vídeo mapping, a figuração em holograma, a cenografia 3D, figurinos recicláveis e junta artistas de diferentes nacionalidades que, interpretando o sentido e o alcance da mensagem de Fátima, a procuram projetar à luz dos nossos dias.

“Com os pastorinhos, comecemos já, prossigamos sempre”

13maio

O dia 13 de maio deste ano foi vivido com grande emoção por uma imensa multidão que se juntou em Fátima para celebrar o 99º aniversário das Aparições de Nossa Senhora.

Além da efeméride dos 99 anos das Aparições, celebraram-se também neste dia os 16 anos da Beatificação dos Pastorinhos: Francisco e Jacinta Marto.

“Por desígnio divino, veio do Céu a esta terra, à procura dos pequeninos privilegiados do Pai, «uma Mulher revestida com o Sol» (Ap 12, 1). Fala-lhes com voz e coração de mãe: convida-os a oferecerem-se como vítimas de reparação, oferecendo-Se Ela para os conduzir, seguros, até Deus. Foi então que das suas mãos maternas saiu uma luz que os penetrou intimamente, sentindo-se imersos em Deus como quando uma pessoa ― explicam eles ― se contempla num espelho”, refere S. João Paulo II na homilia da Beatificação, a 13 de maio de 2000.

Nessa mesma altura, referiu o Santo Padre que “a Igreja quer, com este rito, colocar sobre o candelabro estas duas candeias que Deus acendeu para alumiar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas. Brilhem elas sobre o caminho desta multidão imensa de peregrinos e quantos mais nos acompanham pela rádio e televisão. Sejam uma luz amiga a iluminar Portugal inteiro e, de modo especial, esta diocese de Leiria-Fátima”.

Tanto no ano 2000 como agora, em 2016, os presidentes da celebração falaram da necessidade de conversão de que fala Nossa Senhora aos pastorinhos, pedindo-lhes para rezar pela conversão dos pecadores.

Maria ensinou os pastorinhos a rezar, “vai para um século, era apenas Ela, a ensinar três crianças a rezar assim. Hoje somos tantos e a aprender também. Mas é como crianças que entraremos num Reino que vai da terra ao céu. Com os Pastorinhos, comecemos já, prossigamos sempre”, diz D. António Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

 

Boletim de Janeiro-Março 2016 disponível para Download

Capa-Por

Já se encontra disponível para download no site dos Pastorinhos a edição de Janeiro-Março 2016 do boletim da Postulação de Francisco e Jacinta Marto.

Esta publicação, de periodicidade trimestral, é editada desde 1963, e procura dar a conhecer e aprofundar a espiritualidade dos pastorinhos de Fátima, assim como os acontecimentos relacionados com a divulgação da mensagem de Fátima. Está disponível em 7 idiomas (português, inglês, espanhol, italiano, francês, alemão e polaco) e é enviado para mais de 190 países em todo o mundo.

Biografia oficial de Lúcia apresentada na Casa das Candeias

IrmãLucia

No dia 31 de março, a Casa das Candeias acolheu a apresentação do livro Lúcia, A Vida da Pastorinha de Fátima, escrito por Thereza Ameal e ilustrado por Pedro Rocha e Mello. A apresentação esteve a cargo da Irmã Ângela de Fátima Coelho, Postuladora da Causa de Canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto e Vice-Postuladora da Causa de Beatificação da Irmã Lúcia.

O livro dirige-se ao público infanto-juvenil e pretende ser um retrato o mais fiel possível da vida da vidente de Fátima, desde os seus tempos de criança até aos seus últimos dias. É uma biografia oficial que, com ilustrações alegres, pretende cativar as crianças e os jovens para a vida desta mulher singular na história da Igreja e de Portugal.

Segundo a autora, «a Lúcia era – e não era – uma menina como as outras. [...] Porque desde o dia em que, na companhia dos primos Jacinta e Francisco, viu Nossa Senhora sobre os ramos duma azinheira, em Fátima, e falou com ela, entregou-se nas mãos de Deus sem reservas».

Diante do auditório que esteve presente na Casa das Candeias, a Ir.ª Ângela recordou que Lúcia foi protagonista de uma história de vida que correu em paralelo com um tempo singular da história humana, ao qual não foi indiferente nem a sua vida, nem a mensagem de que foi testemunha. Esta implicação na história da humanidade fica bem patente no livro apresentado.

Thereza Ameal é licenciada em História e colabora em várias iniciativas de apoio à vida, peregrinações e retiros espirituais dirigidos a casais em crise e a pessoas sem fé. É também coordenadora e coautora de outras obras para crianças, tais como: Nossa Senhora na História de Portugal; As minhas primeiras orações; Orações para todas as ocasiões; Rezar, cantar e crescer.

Pedro Rocha e Mello é licenciado em Arte Multimédia e tem trabalhado como ilustrador e freelancer para clientes em diversas áreas.

1 / 1012345...10...»»