» igreja da santíssima trindade elevada a basílica

igreja da santíssima trindade elevada a basílica

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, través do Decreto de 19 de Junho de 2012, concedeu à Igreja da Santíssima Trindade do Santuário de Fátima o título de Basílica Menor.

De acordo com o P. Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, a atribuição deste título “situa-se no contexto da celebração do Centenários das Aparições”, que se celebrará em 2017.  “A concessão do título de basílica a uma igreja põe em evidência sobretudo o vínculo de especial comunhão com o Papa. Esta é uma dimensão importante da mensagem de Fátima. Os Pastorinhos manifestaram, depois das aparições, uma especial comunhão com o Papa, que se concretizava sobretudo na oração. Além disso, o Papa ocupa um lugar de grande importância na terceira parte do segredo de Fátima”, disse o Reitor.

O P. Carlos Cabecinhas acrescentou ainda que “este acontecimento, se nos enche de alegria, também nos responsabiliza, pois a Basílica da Santíssima Trindade passa a ser para nós uma recordação constante desta comunhão com o Santo Padre, que a atribuição deste título supõe, e um convite a intensificarmos a oração por ele.”

A Igreja da Santíssima Trindade foi inaugurada a 12 de Outubro de 2007, pelo Cardeal Tarcisio Bertone, no âmbito das comemorações dos 90 anos das aparições de Fátima. Em 2008 foi distinguida com o Prémio Secil de Engenharia Civil 2007, e em 2009, com o Prémio Outstanding Structure, atribuído pela Associação Internacional para a Engenharia de Pontes e Estruturas.

Fonte: Santuário de Fátima | www.santuario-fatima.pt

Fotografia de Luís de Oliveira (Santuário de Fátima)