» Biografia oficial de Lúcia apresentada na Casa das Candeias

Biografia oficial de Lúcia apresentada na Casa das Candeias

IrmãLucia

No dia 31 de março, a Casa das Candeias acolheu a apresentação do livro Lúcia, A Vida da Pastorinha de Fátima, escrito por Thereza Ameal e ilustrado por Pedro Rocha e Mello. A apresentação esteve a cargo da Irmã Ângela de Fátima Coelho, Postuladora da Causa de Canonização dos Beatos Francisco e Jacinta Marto e Vice-Postuladora da Causa de Beatificação da Irmã Lúcia.

O livro dirige-se ao público infanto-juvenil e pretende ser um retrato o mais fiel possível da vida da vidente de Fátima, desde os seus tempos de criança até aos seus últimos dias. É uma biografia oficial que, com ilustrações alegres, pretende cativar as crianças e os jovens para a vida desta mulher singular na história da Igreja e de Portugal.

Segundo a autora, «a Lúcia era – e não era – uma menina como as outras. [...] Porque desde o dia em que, na companhia dos primos Jacinta e Francisco, viu Nossa Senhora sobre os ramos duma azinheira, em Fátima, e falou com ela, entregou-se nas mãos de Deus sem reservas».

Diante do auditório que esteve presente na Casa das Candeias, a Ir.ª Ângela recordou que Lúcia foi protagonista de uma história de vida que correu em paralelo com um tempo singular da história humana, ao qual não foi indiferente nem a sua vida, nem a mensagem de que foi testemunha. Esta implicação na história da humanidade fica bem patente no livro apresentado.

Thereza Ameal é licenciada em História e colabora em várias iniciativas de apoio à vida, peregrinações e retiros espirituais dirigidos a casais em crise e a pessoas sem fé. É também coordenadora e coautora de outras obras para crianças, tais como: Nossa Senhora na História de Portugal; As minhas primeiras orações; Orações para todas as ocasiões; Rezar, cantar e crescer.

Pedro Rocha e Mello é licenciado em Arte Multimédia e tem trabalhado como ilustrador e freelancer para clientes em diversas áreas.