» “Com os pastorinhos, comecemos já, prossigamos sempre”

“Com os pastorinhos, comecemos já, prossigamos sempre”

13maio

O dia 13 de maio deste ano foi vivido com grande emoção por uma imensa multidão que se juntou em Fátima para celebrar o 99º aniversário das Aparições de Nossa Senhora.

Além da efeméride dos 99 anos das Aparições, celebraram-se também neste dia os 16 anos da Beatificação dos Pastorinhos: Francisco e Jacinta Marto.

“Por desígnio divino, veio do Céu a esta terra, à procura dos pequeninos privilegiados do Pai, «uma Mulher revestida com o Sol» (Ap 12, 1). Fala-lhes com voz e coração de mãe: convida-os a oferecerem-se como vítimas de reparação, oferecendo-Se Ela para os conduzir, seguros, até Deus. Foi então que das suas mãos maternas saiu uma luz que os penetrou intimamente, sentindo-se imersos em Deus como quando uma pessoa ― explicam eles ― se contempla num espelho”, refere S. João Paulo II na homilia da Beatificação, a 13 de maio de 2000.

Nessa mesma altura, referiu o Santo Padre que “a Igreja quer, com este rito, colocar sobre o candelabro estas duas candeias que Deus acendeu para alumiar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas. Brilhem elas sobre o caminho desta multidão imensa de peregrinos e quantos mais nos acompanham pela rádio e televisão. Sejam uma luz amiga a iluminar Portugal inteiro e, de modo especial, esta diocese de Leiria-Fátima”.

Tanto no ano 2000 como agora, em 2016, os presidentes da celebração falaram da necessidade de conversão de que fala Nossa Senhora aos pastorinhos, pedindo-lhes para rezar pela conversão dos pecadores.

Maria ensinou os pastorinhos a rezar, “vai para um século, era apenas Ela, a ensinar três crianças a rezar assim. Hoje somos tantos e a aprender também. Mas é como crianças que entraremos num Reino que vai da terra ao céu. Com os Pastorinhos, comecemos já, prossigamos sempre”, diz D. António Marto, bispo da Diocese de Leiria-Fátima.